Quem sou eu

Minha foto
HOMEM COMUM BUSCANDO APRENDER SEMPRE

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A VISITA AOS AMIGOS DO RECANTO

Numa bela manhã conversava com meu amigo Zé... (*) falei da minha vontade em visitar os amigos do recanto, falei do carinho e apreço que sou tratado por todos os poetas e poetisas deste site maravilhoso e disse:
_ “Um sujeito como eu de pouca cultura ser tratado como um verdadeiro poeta, demonstra a bondade dessas pessoas, por isso se fosse possível gostaria de agradecer a cada um pessoalmente."
- O Zé sorrindo me respondeu:
_”Eu tenho a solução... Vem ver o meu carro que ficou pronto, com ele podemos visitar quem você quiser neste mundo.”- Debaixo de uma bela árvore estava um veiculo parecido com Fiat 147, modelo bem antigo, totalmente amarelo parecendo a cor do Sol. Com rodas azuis e brancas lembrando um céu com nuvens alvíssimas, uma verdadeira relíquia de veiculo, então exclamei:
_” Que beleza de carro antigo , e que cor maravilhosa”
Ele respondeu sério. _” Este automóvel não tem nada de antigo, olhe bem... Ele parece um Fiat velho. Mas não é, apenas o modelo é parecido, tem componentes de todas as fabricas de veículos deste planeta , possui a mais avançada tecnologia atual... E muitas coisas ainda desconhecidas das montadoras de carros”
Olhei atentamente o carro e vi, realmente jamais tinha visto coisa igual, perguntei ao Zé:
_”Qual, a marca deste veiculo? Quem montou ele para você? Onde comprou? É bicombustível, ou é movido à eletricidade?”- Fiquei fascinado pelo carro.
O meu amigo respondeu: _ Só posso te dizer que ele é movido a energia solar, o resto é segredo” - Não fiz mais perguntas, conheço o Zé muito bem- Quando ele não quer falar, é perca de tempo, insistir.

Quando entramos no veiculo ele me mostrou um aparelho no painel parecendo um pequeno JPS com teclado. Então disse: _ “Agora você vai saber a maravilha que é este veiculo, ele pode nos levar em segundos, aonde você quiser... vamos diga o nome de um amigo seu que quer visitar, é só digitar o nome e fechar os vidros que ele nos leva em frente a casa da pessoa...”
Olhei para o Zé surpreso e desconfiado, mas havia tanta convicção nas suas palavras que fingi que acreditei, e falei; _” Digite aí o nome do amigo mais próximo daqui, “GTADEUS” .
Fechamos os vidros o carro deu leve solavanco e quando abrimos os vidros, estávamos diante da casa do GTADEUS.
Fiquei em estado de choque meio abobado, com os olhos arregalados falando meio mole
_” Rapaz como isso é possível...Será que estou sonhando....
O Zé me deu um tapa nas costas, e falou: _” Deixa de ser bobo, acha que se fosse sonho sentiria este tapa que te dei, venha vamos chamar o seu amigo.... toque a campainha.”
Ao lado da casa havia um homem vestido totalmente de branco, parecendo ter sobre as costas uma mochila escondida.
Chamamos e ninguém atendeu, aí a vizinha educadamente nos informou que não havia ninguém o casal de professores haviam saído para levar o neto na escolinha de futebol e iriam demorar...
O Zé então explicou:
_” É melhor seguirmos viagem e passar na volta, infelizmente esta máquina só vai a um endereço , no futuro ela poderá localizar a pessoa aonde estiver, sugiro você visitar inicialmente os paulistas para não se perder nas visitas”
Digitei alguns nomes que me veio à mente naquele momento.”Jacó Filho, Cavenatti, JBLima, e tantos outros , quando paramos o carro na casa do Walter Arruda, o homem de branco com mochila nas costas informou; “ o poeta viajou para Minas”
Falei para o Zé: _”Até agora não conseguimos falar com ninguém, toda casa que chegamos os homens de branco informam que foram para Minas, acho melhor mudarmos o itinerário, deve esta acontecendo coisa importante naquele Estado.”
E digitei outros nomes, de poetas mineiros,José Claudio, Ronaldo José de Almeida, Fabio Brandão, Geraldinho do Engenho, e etc.. etc...
Na casa do José Claudio após chamarmos bastante e ninguém atender, veio o homem de branco e falou: “Ele foi visitar a Bienal, vai demorar...”
Os outros Poetas mineiros que visitamos, a informação era sempre a mesma, “foram visitar a Bienal.”
Comentei com o Zé... _Esta tal Bienal deve ser pessoa muito importante, os paulistas vieram para cá e junto com os mineiros foram visitá-la.

Já era noite alta quando o carro parou defronte ao comercio do Geraldinho do engenho, o homem de branco se aproximou e talvez lendo nossos pensamentos informou que o poeta tinha ido para casa descansar.
Nos incentivou a visitá-lo dizendo que o Geraldinho ficaria feliz com nossa visita e nos ensinou o caminho “ Depois do segundo capoeirão ao lado de pés de mangas e pés de goiaba encontrarão a porteira de entrada do sitio do poeta” agradecemos ao homem e seguimos viajem.
O Zé falou; _” Já te disse M... Este carro so tem registrado um endereço de cada pessoa, no caso do amigo Geraldinho temos que ir pelo caminho que o homem nos ensinou...”

A noite estava tão bela que abaixamos os vidros do carro e ficamos apreciando o firmamento, o Zé enquanto dirigia devagar, apontava as estrelas, me falava os nomes. “Ali... estão as três Marias ... Lá esta o Cruzeiro do sul...aquela deve ser a estrela Polar..”
Fiquei admirado com o meu amigo, ele sempre se dizia semi analfabeto, percebi que sua cultura estava muito alem do que mostrava, - e nesse contemplar as estrelas, nos perdemos.
Numa curva da estrada o farol alumiou um garoto pretinho com gorro vermelho na cabeça, sem camisa, o chamamos para pedir informação, ele se aproximou pulando numa perna só carregando um cachimbo na mão, e disse:
_” Prá donde ôces vão?
Explicamos que íamos para a casa do Geraldinho do Engenho ele aconselhou:
_”Acho mio, ôces deixa pro dia, esse camin aqui, é pirigoso...tem onça braba, mula sem cabess, lobisome, assombração, cornsei de quem sabe, conheço tudo isss, aqui...”
Confesso que fiquei com medo, mas para não demonstrar falei para o Zé:
_”Acho que o garoto tem razão é melhor deixar o amigo descansar, a gente passa na volta.
Já sei onde vamos, sei, quem nesta hora deve estar acordado admirando as estrelas.”
O Zé deu ao garoto um pacote de balas e ele saiu pulando alegre e sumiu
Digitei o nome de “Irineu Gomes”. O carro parou num belíssimo campo florido e encontramos o poeta deitado dormindo com semblante feliz .
Pensei... “ Ele deve estar sonhando com estas estrelas brilhantes, mas vou chamá-lo" - Toquei em seus ombros e falei:
“ Irineu... Irineu...

Senti um chacoalho e acordei... Estava ao lado da minha esposa na cama, ela me balançando falava:
“ Acorda homem esta falando muito sozinho, tá tendo um pesadelo?
Quem é esse Irineu?...
Ainda meio zonzo expliquei: “Visitava os amigos do recanto com o Zé...”
Sorrindo ela me disse:_” Você e esse seu amigo Zé, estão sempre em meio a aventuras”
- Me acariciando chamou. _”Vem enquanto faço o café você me conta este sonho”.

No outro dia encontrei com o Zé para comentar a aventura da noite anterior.
Falei: _” Zé..., acho que fizemos tudo errado, Acabamos não encontrando ninguém pessoalmente, e ficou uma multidão de poetas por este Brasil afora para visitarmos.
Se tivesse digitado logo o nome Bienal, teríamos encontrado a maioria deles. E ainda estou curioso quem será esta tal de Bienal? Deve ter sido uma festa muito boa, talvez alguma comemoração importante.”
O amigo respondeu: “Fique tranqüilo você vai descobrir... e não se preocupe sempre a primeira viagem é a mais difícil, logo vamos pegar muita pratica, as visitas ficarão fáceis de fazer.”-continuou falando;
“ Acabei de preparar a lista das maravilhas do nosso Brasil, na próxima viagem vamos conhecê-las pessoalmente”
Comentei:_” Olha Zé antes de você me mostrar a lista dos nomes das maravilhas, gostaria que você respondesse uma coisa... minha mulher falou que o menino que encontramos é o Saci Pererê - quem são aqueles homens brancos com mochilas nas costas que encontramos na frente de todas as casas que visitamos?”

Ele respondeu:_”Rapaz, tua mulher tem razão, é o Saci Pererê, o danadinho nos enganou com a aquela historia de onça pirigosa e assombração, na próxima ele não engana mais....
Aqueles homens de branco, já descobri quem são...
São anjos protetores, e escondem as asas nas costas parecendo que carregam mochilas, estão ali a serviço do Céu
Como você sabe, as autoridades Celestiais tem muito apreço pelos poetas e poetisas.”

Na lista das próximas visitas que faríamos, vi, o nome de incontáveis poetisas do Recanto das Letras e comentei:
“Puxa que felicidade iremos vivenciar.... Realmente elas são as Maravilhas do nosso Brasil...
“Só não sei o que vou explicar, quando acordar falando o nome delas e minha esposa perguntar quem são”
Zé... afagou-me os ombros e falou... Ela não vai ficar enciumada, pois sabe que seu coração é dela... é fácil, é só dizer que são apenas... sonhos ...
Tua mulher vai acreditar...

Então rimos para valer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário