Quem sou eu

Minha foto
HOMEM COMUM BUSCANDO APRENDER SEMPRE

sexta-feira, 21 de maio de 2010

CONVERSANDO COM UM CACHORRO

Doutor Estevão resolveu caminhar naquela belíssima manhã, sentia falta de estar no meio da multidão como um cidadão comum, olhar vitrines, olhar bancas de camelôs, retirou a gravata e o paletó, torceu para ninguém o reconhecer sua imagem de famoso e bem sucedido advogado estava na mídia.
O celular toca, a voz da secretaria incomoda seus ouvidos. _Doutor o Senhor Já está vindo?. Ele responde: _’Amanda hoje não estou para ninguém, vou desligar o celular, desmarque todos os compromissos, invente qualquer coisa e nem tente me localizar. ’
Desligou o celular e continuou andando por todo o centro da grande metrópole sem destino sem direção, quando se sentiu cansado parou numa grande praça arborizada, não quis sentar nos bancos, usando o paletó forrou a grama entre as raízes de grande arvore e se sentou, sentia a necessidade de ficar sozinho com seus pensamentos, retirou os sapatos e descalço se dirigiu ao carrinho de lanches a poucos metros de onde estava, comprou um cachorro quente.
Velhas lembranças de dias difíceis do passado lhe vieram a mente, se lembrou dos tempos da faculdade e dos empregos de baixos salários, antes de morder o primeiro pedaço do lanche, viu a seu lado um cachorro grande totalmente negro o olhando como se pedisse um pedaço, jogou a metade para o animal, que comeu e ficou aguardando mais, ele sorriu e falou:
_” Tá bom... pode comer tudo” estendeu a mão, e o animal tranquilamente abocanhou o lanche delicadamente. Ele sorriu novamente e falou; _” Você é mesmo educado Hein.. negão.” Vendo que o cachorro não ia embora resolveu buscar mais lanches.
Durante a preparação do lanche o Sr de cabelos grisalhos comentou: _” Já vi que o Doutor está bem acompanhado... sugiro levar quatro ou cinco lanches, pois este cão é muito inteligente, ele sabe atravessar ruas em meio aos carros, sabe fugir da carrocinha, foi preso varias vezes e conseguiu escapar, gosta de viver assim solto, sem dono... e tem mais... sempre dá um jeito de responder as nossas perguntas. Por exemplo sei que ele não gosta de lanches com molho. Nós o chamamos de ‘Conselheiro’, porque sempre dá respostas inteligentes das nossas questões”
As considerações do vendedor de cachorro quente pareceram ridículas para Estevão, que sorrindo pediu: _”Pode fazer os cinco lanches, vamos encher a barriga deste esfomeado.” Voltou a sentar nas raízes da arvore, enquanto Negão comia demonstrando grande apetite, O Doutor começou a falar em tom jocoso:
_”Conselheiro, acho que com você posso desabafar, neste momento meus amigos estão muito ocupados para ouvirem meus problemas , além do mais todos me acham um super poderoso, acreditam que sou imune a sofrimentos.” O animal parou de comer e o olhou, parecendo estender o que dizia.
Estevam animado com a atenção comentou com seriedade._” Há coisas que não entendo somos uma família de origem pobre, com muita dificuldade e sacrifícios cheguei onde estou, porém meus pais não me entendem, moram ainda em bairro humilde da periferia, tentei trazê-los para local melhor em casa confortável cheia de empregados, mas não querem, e para piorar, minha mulher e meus filhos os defendem alegando que devo respeitá-los, será pecado querer o melhor para genitores?... Outro dia minha mãe disse que me tornei orgulhoso prepotente, quando tentei explicar que no meio de Autoridades de alto escalão, desembargadores, juízes preciso ser assim, meu pai respondeu com jeitão de interior; ‘ Filho, mesmo convivendo com Reis precisamos manter nossa humildade, ser humilde é uma qualidade e não defeito”.
O Doutor parou de falar por momentos e depois perguntou: _”O que acha do que falei?... ” Conselheiro parou de comer, o olhou fixamente. Estevam meio sem jeito com o olhar insistente do animal disse:_ ”O que quer me dizer?... Ah! Entendi, você acha que tenho inveja dos meus irmãos com meus pais, acredita então que sendo bem sucedido como sou fico invejando aqueles operários , pois é isso mesmo o que eles são, se não conseguiram o sucesso que tenho a culpa não é minha, só porque sou o melhor de todos meus pais me hostilizam?”
O cachorro voltou a comer. Estevam comentou com voz compreensiva; _” Estou me sentindo um tolo, se algum conhecido me visse neste momento conversando com um cão, provavelmente me acharia louco. Mas quem está certo é você, no fundo invejo meus irmãos, eles se dão bem com meus pais pois são humildes iguais a eles, sinceramente gostaria de ser assim, penso ser isso impossível”.
O cão conselheiro terminou o seu lanche e movimentou o foucinho como se dissesse; ‘ tudo é possível’ O Doutor sorrindo achando possível estarem dialogando perguntou: _”Como?... O que faço quando ganhar uma causa e me sentir todo orgulhoso”.
O animal Deu uma volta em torno dele e da arvore, parou exatamente na sua frente e olhou para o céu, fez o movimento varias vezes, o olhando e olhando para o alto. Estevam tentou captar o que ele queria dizer e após alguns segundos se estremeceu, e falou:
_”Entendi o que quer dizer... Quando me sentir todo poderoso, quando estiver acreditando ser minha capacidade inigualável, tentarei me comparar com as estrelas. Se a nossa terra é menos que um grão de areia no universo, sou menos que um cisco neste planeta, não há razão para me sentir superior.”
Afagou os pelos do animal e comentou; ¬_” O amigo do cachorro quente tem razão, estou diante de um sábio. Então meu sábio cachorro, me responda... quando receber elogios e for condecorado por meus feitos me sentindo envaidecido e orgulhoso como um pavão, o que faço?. O animal o olhou fixamente e depois se abaixou cobrindo o focinho demonstrando estar envergonhado, Estevam demorou a entende-lo, Depois de alguns minutos de reflexão, ficou emocionado e falou:
_” Está me dizendo que quando isto acontecer devo me lembrar dos momentos de vergonha?” Conselheiro balançou vigorosamente a cabeça confirmando. O Doutor sentiu lagrimas nos olhos.
Refletiu... A vida é feita de momentos gloriosos e momentos de vergonha, em ambos os momentos temos que manter nossa simplicidade e humildade. O cão o olhou com olhos brilhando, como se o agradecesse pela refeição, foi embora lentamente.
Doutor Estevão profundamente emocionado carinhosamente disse: _”Eu que te agradeço meu amigo.”
Se dirigiu ao carrinho de lanches entregou o seu cartão ao Senhor de cabelos grisalhos, pedindo que daquele momento em diante tanto ele como o cachorro, o considerassem um grande amigo.
O vendedor apertou sua mão efusivamente e falou: _ “Acredito que conselheiro gostou do Doutor, ele é livre, quando não gosta de alguém range os dentes e põe qualquer um para correr, Da minha parte é uma honra ser teu amigo, pois geralmente as pessoas que conversam com animais são grandes seres humanos.
Estevam resolveu caminhar mais um pouco para coordenar as idéias, afinal havia aprendido a formula para vencer seu orgulho.

2 comentários: