Quem sou eu

Minha foto
HOMEM COMUM BUSCANDO APRENDER SEMPRE

segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUEM EXPLORA PODE SER EXPLORADO...

Na fila enorme do banco, dialogava com um jovem estudante de direito, comentávamos sobre as explorações que às vezes nós somos submetidos. Quando ele de forma humorada comentou:
_”Vou contar para o Senhor uma historia que é muito comentada nas faculdades de direito.
Quando o Doutor Rui Barbosa era vivo, ele recebeu em seu escritório o Senhor Manoel açougueiro que perguntou: -"Doutor Rui, me responda uma coisa: quando um animal causa prejuízo a alguém? O responsável pelos danos é o proprietário do animal?"
Rui Barbosa tranquilamente respondeu: _Sim o dono do animal é quem deve ressarcir os prejuízos. -
O açougueiro sorrindo falou: _Então o Sr me deve 50 contos, (ou réis não sei bem o nome certo do dinheiro da época) porque o seu cachorro quando fiquei distraído, abocanhou um bom pedaço de carne e foi embora.-
Doutor Rui, mesmo sabendo que o açougueiro o estava explorando disse: _”O Senhor está certo” - pegou o dinheiro da gaveta e entregou.
Manoel, sorridente o cumprimentou e foi saindo.
Antes que o açougueiro chegasse à porta foi chamado pelo Doutor Rui, que falou; _”antes de ir embora me pague os 100 contos que me deve”
Seu Manoel perguntou surpreso: “100 contos... Como?... Porque te devo?...”

Doutor Rui, agora sorrindo explicou:_” O Senhor veio aqui se consultar comigo, o preço que cobro por consultas simples, é este...”
Manoel pagou e saiu esbravejando... Arrependeu-se de tentar explorar o advogado...” -

O estudante de advocacia, antes de chegar a sua vez de ir ao caixa ainda comentou:
“Moral da história, quem explora pode ser explorado.”
Então falei: _ “Também quem é mesquinho com animais, pode se dar mal”

As pessoas que estavam na fila começaram a rir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário